(Des)encontros e a Sincronia da Vida

16:04




Quem me conhece sabe que desde pequena trago uma demanda muito grande pela espiritualidade. E dentro disso, uma de minhas maiores percepções foi a de que espiritualidade é algo diferente de religião. 

Se existe algo que gosto muito, esse algo é estudar sobre religiões, e se tem algo que não me senti confortável ate hoje, foi falar que me limito apenas a uma religião definida. 
No fundo, o que realmente me inspira, é buscar a essência, muito semelhante em diversos tipos de crenças. A base sempre é muito parecida. 

Gosto de acreditar que existe uma Força Divina (mais do que a personificação de um Deus físico); uma força que rege todo o universo, onipresente fora e dentro de cada um de nos, independente de cultura, credo ou qualquer fator social. 

A partir disso, o que busco é me conectar (o tempo todo, e não apenas em dias de cerimônias) com essa Força que rege as energias naturais de tudo que é vivo. 

Por isso, a ideia de sincronia me chama tanto a atenção. Quantas vezes algo "ruim" ou que apenas foge aos nossos planos acontece, e no final nos damos conta de que aquele "erro" era necessário para chegarmos onde estamos hoje? 

Exemplos básicos da sincronia da vida:
- o ônibus passar logo quando se chega ao ponto ou te fazer esperar eternidades dependendo do lugar que se está indo;
- diálogos aleatórios que nos trazem respostas para outras questões pensadas em outros momentos;
- demissões surpresa na semana que começamos um projeto novo;
- encontros inesperados (ou desencontros) com certas pessoas;
- coincidências da vida em geral. 

Entretanto, não gosto da ideia de destino. O livre arbítrio sempre será nosso por direito e sempre teremos a escolha de não fazermos nossa parte e ficarmos estagnados muitas vezes sem expectativa de movimento. 
O que acredito, portanto, é que devemos antes de qualquer coisa nos conectar com o que quer que seja que acreditamos, respeitar a sincronia que a vida nos traz e darmos nosso melhor para agir em prol das energias que nos regem, e não esperar que elas se moldem a nosso favor.

Esses dias eu estava conversando com um amigo muito querido e nossas agendas não estavam batendo, de forma que não encontramos um horário em comum para matar as saudades. Preferimos então pular a etapa de nos estressarmos e combinamos logo de cara:
"Fica para algum dia em que nosso desencontro se atrapalhe e faça a gente se encontrar de novo". 


P.S. Esse texto não tem a intenção de deslegitimar qualquer tipo de pensamento ou religião, e acredito do fundo da minha alma que cada um tem o seu próprio caminho e o DIREITO de escolher no que acreditar. 

Leia também:

0 comentários

Últimas Postagens

Recent Posts Widget

CURTA O BIRDDLIFE NO FACEBOOK

Formulário de Contato